Quando e onde ocorreu: em 13 de setembro de 1987, em Goiânia-Goiás.
Quem descobriu: foi descoberto em 1860 por Robert Wilhelm Bunsen e Gustav Kirchhoff, por análise espectral*.
Por que Césio-137? por causa dos números de prótons e nêutrons.
o césio (que significa "céu azul") é um elemento químico de símbolo Cs , de número atômico 55 e com massa atômica 132,9 .
História do Césio-137: o instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles.
o maior interesse dos catadores era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo do aparelho para ferros-velhos da cidade. leigos, não tinham a menor noção do que era aquela máquina e o que continha em seu interior. após retirarem as peças de seus interesses, venderam o que restou ao proprietário de um ferro-velho.
o dono do estabelecimento, apos desmontar a máquina, expôs ao ambiente cloreto de césio-137 (CsCl), um pó branco parecido com o sal de cozinha que no escuro, brilha com uma coloração azul.
ele se encantou com o brilho azul emitido pela substância e resolveu exibir o achado a seus familiares, amigos e parte da vizinhança. alguns até levaram amostras para casa. A exibição do pó decorreu 4 dias e a área de risco aumentou, pois parte do equipamento de radioterapia também fora para outro ferro-velho, espalhando ainda mais o material radioativo.
horas após o contato com a substância, vítimas apareceram com os primeiros sintomas da contaminação (vômitos, náuseas, diarreia e tonturas). como ninguém fazia ideia do que estava ocorrendo, tais enfermos foram medicados como portadores de uma doença contagiosa. dias se passaram até que foi descoberta a possibilidade de se tratar de sintomas de uma Síndrome Aguda de Radiação.
somente no dia 29 de setembro de 1987, é que foi possível identificar os sintomas como sendo de contaminação radioativa.
a Secretaria de Saúde do estado começou a realizar a triagem dos suspeitos de contaminação em um estádio de futebol da capital.
primeira medida tomada ~> separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa. após esse procedimento, as pessoas tomaram um quelante que elimina os efeitos da radiação, fazendo com que as partículas de césio saiam do organismo através da urina e das fezes.
as remediações não foram suficientes para evitar que alguns pacientes viessem a óbito.
o trabalho de descontaminação dos locais atingidos não foi fácil. a retirada de todo o material contaminado com o césio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utensílios, materiais de construção etc.).
no ano de 1996, a Justiça julgou e condenou por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) três sócios e funcionários do antigo Instituto Goiano de Radioterapia a três anos e dois meses de prisão, pena que foi substituída por prestação de serviços.
o acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.
(*Espectral* – Vem de ‘espectro’, que significa registro da dispersão ou
distribuição de energia ou radiação. Pode ser também uma imagem que se
vê na sombra quando a luz do Sol se decompõe através de um prisma).
certeza que ninguem vai ler isso, mas tá. bgs, u.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário